Segundo dois estudos do Centros de Investigações Sociológicas (CIS), quase 80 por cento dos espanhóis se declara católico mas só um de cada quatro cidadãos marca a casinha da renda que destina uma percentagem de seus impostos à Igreja católica.

A investigação do CIS, que entrevistou a 2.500 pessoas, assinala que em 78.5 por cento dos entrevistados se considera católico, um de cada dez se declara não crente, em 5.2 por cento ateu e em 1.7 crente de outra religião.

Pesquisa-a reflete também o 56% dos espanhóis quase nunca assiste a Missa ou outros ofícios religiosos –sem contar os casamentos, batismos ou funerais), em 16,7 por cento diz acudir várias vezes ao ano; em 9,6 por cento uma vez por mês e em 2,1 por cento "em várias ocasiões na semana".

O outro estudo do CIS feito com outras 2.500 pessoas, assinala que 18,5 por cento dos espanhóis marca exclusivamente a casinha que destina 0,7 por cento do imposto a financiar à Igreja católica, enquanto que em 6,1 por cento marca as duas casinhas: a que atribui esse dinheiro a fins sociais e à Igreja.

Três de cada dez espanhóis assegura que designam sua porção de imposto unicamente a fins de interesse social, enquanto que outros três de cada dez dizem que não marcam nenhuma casinha.