George Bush ganhou as eleições presidenciais com um triunfo eleitoral chave no estado de Ohio, onde o comparecimento às urnas superou todas as expectativas. Segundo vários analistas, sua posição a favor da família e contra o aborto, as uniões do mesmo sexo e as pesquisas com células tronco embrionária, motivou que a maioria de protestantes e católicos votasse nele.

Segundo um relatório de Knight Ridder Newspapers, as maiores cidades de Ohio votaram em John Kerry, mas na áreas rurais e sub-urbanas, a grande maioria optou por Bush.

Para os analistas, muita gente decidiu  votar porque se submeteu a referendum uma emenda constitucional que define o matrimônio como a união do homem e a mulher, isto teria jogado a favor de Bush. A emenda foi aprovada com 62 por cento dos votos em Ohio.

As pesquisas de boca de urna de 2 de novembro revelaram que em Ohio, 23 por cento dos votantes considerou os  valores morais” como o assunto mais importante ao decidir seu voto e 24 por cento considerou a economia ou o emprego. Dos que consideraram o moral como o mais importante, 85 por cento votou em Bush. Do segundo grupo, 83 por cento votou em Kerry.

Os números também indicam que entre os que assistem à igreja regularmente, 64 por cento votou em Bush e 36 por cento em Kerry.

Estas tendências se repetiram em todo o país. Estima-se que 78 por cento dos que se declaram protestantes praticantes votou em Bush,  assim como  52 por cento dos católicos.