Cinco organizações civis latino-americanas e espanholas lançaram uma campanha conjunta para mobilizar à cidadania e pedir aos chefes da região que não assinem os acordos da próxima XVIII Cume Ibero-americana e a Convenção Ibero-americana de Direitos dos Jovens.

Segundo os grupos, estes acordos “mantêm um ‘estranho’ ânimo de centrar um tema tão amplo como é ‘a Juventude e o Desenvolvimento’ em uma luta a favor da ideologia de gênero”.

“A ideologia de gênero sustenta a intercambiabilidade de róis entre homem e mulher, insiste na deconstrução da família e na liberação sexual da mulher; entende à maternidade como uma estrutura cultural opressiva e introduz termos eufemísticos, tais como ‘interrupção da gravidez’, ‘gênero’, ‘estilo de vida’, ‘livre eleição’ ou ‘direito sobre o próprio corpo’, para evitar falar diretamente de aborto, homossexualismo ou promiscuidade”, advertem.

Do mesmo modo, sustentam que “muitos dos documentos que se utilizaram para elaborar os acordos preliminares da XVIII Cume de Chefes de Estado, apóiam-se em estudos com revisões de fontes secundárias ou entrevistando a grupos reduzidos de pessoas, algumas das quais têm agendas ideológicas marcadas. portanto, estes estudos carecem de representatividade social e se corre o risco de promover políticas perniciosas e opostas aos valores comuns da população ibero-americana”.

A campanha conta com o apoio de Argentinosalerta.org, Estoesconmigo.org (Colômbia), Família-hoy.org (Centroamérica), HazteOir.org (Espanha) e Muevetechile.org. Para apoiar a campanha em favor dos valores humanos e a família se pode assinar eletronicamente a petição publicada em http://muevetechile.org/index.php/component/content/article/23/164-globalizando-la-defensa-de-los-valores-humanos-y-la-familia