A partir do passado fim de semana, Colômbia decidiu, além de renovar a Consagração a Sagrado Coração de Jesus realizada em 1902, consagrar-se pela primeira vez ao Imaculado Coração de Maria, em uma cerimônia que teve lugar na Catedral de Bogotá.

Durante o ato de renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus, que se leva a cabo cada ano desde que se realizasse pela primeira vez em 1902 para pôr fim à chamada "guerra dos mil dias", o Cardeal Pedro Rubiano, Arcebispo de Bogotá, incluiu a consagração ao Imaculado Coração da Maria.

"Nesta ocasião a Virgem se encarregará de ajudar a liberar a todos os seqüestrados, de chamar a seu redil à guerrilha e aos grupos paramilitares, e de acabar com a corrupção política e a violência", explicou o Cardeal.

Embora o Presidente Álvaro Uribe não assistiu ao evento, enviou saudações em uma carta lida ao começo da homilia. Sim assistiram, pelo contrário, importantes políticos e altos mandos militares.

Se referindo à crítica de alguns grupos secularistas sobre a decisão de consagrar o país aos Sagrados Corações, o Cardeal Rubiano assinalou que "embora hajam querido apagar a consagração do país ao Sagrado Coração, a Igreja é autônoma para tomar este tipo de decisões e mais em um país que é de maioria católica".

A idéia de incluir a consagração ao Sagrado Coração da Maria surgiu faz mais de 20 anos; mas finalmente conseguiu levar-se a cabo quando os perto de quatro mil grupos marianos do país impulsionaram a iniciativa coletivamente.