O "silêncio ativo", que dispõe à escuta reverente da Palavra de Deus, é o caminho para o encontro pessoal e lhe santifiquem com a Palavra de Deus, assinalou nesta terça-feira durante o Sínodo o Fundador  peruano Luis Fernando Figari Rodrigo, Superior Geral do Sodalitium Christianae Vitae.

Durante a jornada em que intervieram diversos fundadores e superiores generais, D. Figari lembrou que "o Papa Paulo VI destacava a dimensão comunicativa da revelação divina, na Ecclesiam suam", algo que se expressa "naquela bela passagem do Êxodo onde nos diz que 'Deus conversava com Moisés cara a cara, como com seu amigo'".

"Chegada a plenitude dos tempos, Deus pronuncia Sua Palavra, que está em Deus desde o começo e que é Deus, e se encarna na Imaculada Virgem Mari, por obra do Espírito Santo", assinalou o Fundador peruano; e adicionou que "a Palavra Eterna encarnada fala em linguagem humana e manifesta o mistério de Deus e seu Plano, assim como o mistério do ser humano, a grandeza de sua vocação e o horizonte de sua realização pessoal".

"A Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito –adicionou– interpela o profundo do ser humano e o convida ao apaixonante endescritível encontro com o Senhor Jesus".

Por isso neste caminho "é fundamental a mestria em um silêncio ativo que implica não só escutar devidamente mas também fazê-lo in Ecclesia, abrindo o coração a interiorização e adesão à Palavra de Deus".

"A Palavra escutada e acolhida, alimenta em nós a fé na mente, transformando nossos critérios até chegar a ter 'a mente de Cristo'; acordada a fé no coração até chegar a 'ter entre nós os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus'; e nos impulsiona à fé na ação, conscientes de que são bem-aventurados aqueles que 'ouvindo a palavra a põem em prática'", disse D. Luis Fernando; e concluiu: "a Virgem Maria é o modelo de escuta, e resposta à Palavra de Deus".