O Arcebispo de Belo Horizonte (Brasil), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinalou nesta segunda-feira durante o Sínodo de Bispos que as seitas seguem sendo um desafio, porque se um católico abandona a Igreja para entrar em uma seita é "porque não encontra a Deus nela".

Durante sua intervenção no Sínodo, o Prelado do Brasil, um dos países com o mais alto índice de abandono da Igreja, assinalou que "muitas vezes a gente simples que abandona nossa Igreja não o faz pelo que os grupos não católicos acreditam, senão fundamentalmente por como vivem essa pertença, não por motivações dogmáticas, senão pastorais, não por problemas teológicos, senão de método dentro de nossa Igreja".

O Arcebispo destacou que "muitos dos que passam às seitas não querem abandonar nossa Igreja, mas procuram sinceramente a Deus".

Dom Oliveira de Azevedo destacou que por este motivo, "as seitas seguem sendo um enorme desafio para a Igreja católica e para as confrontar é necessária uma estreita conexão entre o ministério celebrado e o ministério testemunhado, entre a palavra proclamada e escutada e o testemunho pessoal".

O Arcebispo sublinhou que as pessoas que enchem as seitas na América Latina provêm do catolicismo e fez insistência em que "basta que passem a essas seitas, para que mudem o modo de comportar-se", pois "assumem um digno comportamento moral, deixando de lado tudo o que parece indigno na nova vida de crentes. A Palavra que escutam é formativa para sua vida, alimenta seus espíritos e testemunham os valores religiosos que agora interiorizan".