Nesta terça-feira 14 de outubro, na Sede do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no Vaticano, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e a empresa Telefónica da Espanha, assinaram um histórica acordo que permitiria reduzir os custos de comunicação a instituições católicas da América Latina.

O Acuerdo-marco, assinado sob os auspícios do Pontifício Conselho através da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), outorga ao CELAM o trato de “cliente preferencial” em telefonia móvel, fixa e Internet, com tecnologia avançada e preços reduzidos.

Conforme informou o CELAM, este acordo poderá ser modelo de outros análogos, estabelecidos livremente por parte das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, que o administrarão de maneira autônoma.

Por parte do CELAM assinou seu Presidente, o Excmo. Dom Raimundo Damasceno Assis. Pela Telefónica o Sr. José Antonio Álvarez Pallete, Presidente da Telefónica Internacional. Dom Claudio M. Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, foi o anfitrião do evento.

Posteriormente, na Casa Santa Marta na Cidade do Vaticano, informou-se sobre este Acordo aos Bispos da América Latina e do Caribe que participam do Sínodo dos bispos sobre “a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.

O objetivo desta iniciativa não só é diminuir os custos de comunicação para as instituições católicas, mas também sobre tudo integrar às inumeráveis comunidades com menores recursos, que ainda hoje têm dificuldades para acessar e participar do cotidiano diálogo social criado pelas novas tecnologias.

Segundo a nota do Dicastério, "facilitar o acesso é multiplicar os beneficiários do banquete da cultura e da participação social".

Finalmente, dentro do marco do acordo, convidou-se a participar às diferentes instituições Católicas no Projeto Gerações Interativas, enfocado no amparo à infância e a juventude e no uso responsável pelas novas tecnologias, incluindo Internet, móvel, televisão e videojogos.