Mais de um centenar de jovens de toda a Espanha hão se reuniram em sábado passada no Colégio Monte Tabor do Pozuelo de Alarcón (Madri) para dizer à sociedade espanhola que “não queremos que nos eduque Zapatero”, no marco de uma festivo encontro carregado de humor e entusiasmo.

Durante o ato, foi apresentado o "primeiro estudante doutrinado" pela controvertida disciplina de "Educação para a Cidadania", convertido em um novilho.

Logo, representantes da plataforma Mójate.es e o "Movimento Andaluz de Jovens pela Objeção" (SIMPÁTICO), organizadores do encontro, junto com a associação Novillada.org, leram um manifesto a favor da liberdade dos jovens estudantes.

Segundo Moisés Cerecedo, porta-voz do Mójate.es, “este encontro tem suposto uma chamada à liberdade. Os jovens vamos exercer nosso direito a objetar contra esta disciplina que pretende nos impor uma ideologia única. Com este encontro se inicia um novo maio do 68 onde a juventude atual pretende sair à rua para reivindicar seus direitos e a liberdade de pensamento”.

Ao encontro acudiram jovens de Madri, Sevilha, Córdoba, Valladolid, Barcelona, Segovia, Burgos e Alicante.

O ato foi inaugurado por Juan Antonio Perteguer, diretor do Colégio Monte Tabor, quem chamou os jovens a pensar por si mesmos. Por sua parte, Francisco daeBorja González, membro da Fundação Tomás Moro, organizaou uma oficina para aprender a falar em público.

Mais tarde, os jovens desfrutaram de uma "gymkhana pela liberdade".