Dom Julio César Terán Dutari, Bispo de Ibarra (Equador), assinalou durante o fim de semana no marco do Sínodo de Bispos que se realiza no Vaticano, que a teologia da libertação constituiu um grave fator distorcionante na interpretação da Sagrada Escritura na América Latina.

"Na America Latina –assinalou o Prelado– nasceu a assim chamada teologia da libertação, que pretendia fundar-se sobre uma exegese bíblica apoiada na situação de pobreza do continente e orientada aos múltiplos desejos de libertação de nossos povos", assinalou o Prelado; quem destacou que "com razão, o Magistério em várias ocasiões chamou a atenção sobre os enganos e perigos destes textos, sem deixar de alentar aos teólogos para que a Sagrada Escritura ilumine os novos caminhos que a Palavra de Deus quer cumprir respondendo às esperanças e desafios de hoje".

Dom Terán propôs em sua exposição tirar quatro conclusões da experiência percorrida na América Latina.

"A reflexão teológica deve colocar-se no contexto da mesma comunidade cristã, lugar privilegiado para compreender o sentido profundo da Escritura, superando as interpretações subjetivas, reduccionistas e ideológicas; não se trata de uma 'igreja paralela' nem de uma Igreja exclusiva de pobres, mas sim da Igreja particular que, no mistério de Cristo, constitui-se jerárquicamente", assinalou como primeiro ponto.

Em segundo lugar, o Bispo equatoriano sublinhou que "esta leitura comunitária da Escritura deve confrontar-se com os signos do pecado e da graça", e que no America Latina "é necessário emprestar particular atenção aos pobres de muitos rostos e muitas vozes".

Desta forma, assinala o Prelado, "a elaboração da reflexão teológica sobre tudo nas universidades católicas, não terá dificuldade em articular-se com a exegese científica, conforme com as oportunas indicações do Magistério".

"Como culminação da obra dos teólogos, é necessário apresentar sempre à pessoa do Senhor da Igreja: aquele Jesus histórico que aparece nos Evangelhos e que é o mesmo Cristo ressuscitado, realmente presente na Igreja através do mistério pascal", concluiu.