O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, alentou em sua intervenção no Sínodo dos Bispos a recuperação do Sacramento da Reconciliação quando esta prática se faz cada vez mais incomum ou menos freqüente entre os fiéis.

Conforme informa L'Osservatore Romano, o Cardeal explicou na sábado que "é importante que o confessor sinta "a responsabilidade de convidar ao penitente à leitura das Sagradas Escrituras" e que "assuma este esforço. Talvez o Sínodo poderia fazer um convite específico a respeito".

Depois de alentar que se retome "a prática do Sacramento da Penitência individual", o Secretário de estado assinalou que na estreita relação entre este sacramento e as Sagradas Escrituras "é fácil aproximar-se das celebrações penitenciais, que solo procedem ao rito da reconciliação de mais penitentes", enquanto que cada vez é "mais difícil realizar esta aproximação explícita na reconciliação de um solo penitente".

Seguidamente comentou que "é a Palavra de Deus a que ilumina ao fiel a conhecer seus pecados, chama-o à conversão e lhe infunde a fé na misericórdia de Deus. Então o sacerdote, ou o mesmo penitente, lê de acordo à oportunidade um texto das Sagradas Escrituras. A leitura pode fazer-se também na preparação do Sacramento (além disso do exame de consciência)".

Do mesmo modo, disse, "pode-se pedir a leitura bíblica do dia litúrgico, ou dizer de cor alguns versículos nos que se fala da misericórdia de Deus, ou nos que se convida à pessoa a fazer penitência ou converter-se", como ele mesmo fazia como jovem salesiano quando casa semana aprendia de cor dez versículos do Novo Testamento.