O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, exigiu às autoridades informar à sociedade sobre os temas que se discutirão na 18º Cúpula Ibero-americana de Chefes do Estado e de Governo que se desenvolverá do 29 a 31 de outubro nesta capital sobre o tema “Juventude e Desenvolvimento”.

“Convido ao Governo a publicar, em muito breve prazo, a totalidade dos documentos que se adotarão”, para que sejam conhecidos pela sociedade, expressou o Prelado; depois de advertir que “preocupam parte dos documentos que filtraram e que são atentatorios à lei natural”, à Constituição salvadorenha e aos princípios e valores morais que a grande maioria dos salvadorenhos estimam como valiosos”.

O Arcebispo disse que preocupa “a falta de transparência em torno dos compromissos que se pretendem assumir na próxima Cúpula Ibero-americana de Juventude” e que seriam assinados pelo presidente.

Dom Sáenz Lacalle relatou que distintas instituições que trabalham com jovens solicitaram “por diversos meios a totalidade dos documentos que se adotarão, mas não os entregaram”.

“Ao solicitar ditos documentos, as fontes oficiais nos remetem à página de Internet da Cúpula, mas na mesma não está a informação completa”, assinalou, e questionou “porquê será que não querem dar a conhecer em sua totalidade estes documentos? O que querem ocultar?”.