O Bispo de Würzburg (Alemanha), Dom Friedhelm Hofmann, assinalou que para atrair às pessoas que não vão à Igreja, a arte é um meio que permite as aproximar. Por isso, disse, "faz falta que aproveitemos" o trabalho dos artistas contemporâneos "e os interpelemos e impliquemos no anúncio da Palavra de Deus".

Em sua intervenção durante a 11 Congregação Geral do Sínodo dos Bispos, o Prelado alemão destacou que é urgente explicar às pessoas que não vão à Igreja a Revelação de Deus, cuja cume é Jesus Cristo, aproveitando que "a Palavra de Deus se inculturou nas culturas mais diversas. Tem repercussões na arte. Na Europa contamos com uma história cultural cristã impressionante faz quase dois mil anos. Arquiteturas extraordinárias, obras de arte figurativas, musicais e literárias nasceram da fé e acolheram em si o testemunho da fé".

Seguidamente indicou que "se deve conseguir que esta fé fale de novo. Na Idade Média se conhecia a Bíblia Pauperum (a Bíblia dos Pobres), que explicava visualmente parte da história da salvação a quantos não sabiam ler".

Do mesmo modo, prosseguiu, Dom Hofmann recalcou que "hoje é necessário explicar a cultura cristã porque muitas pessoas já não entendem esta língua e não se dedicam diretamente à Sagrada Escritura".

Finalmente, explicou, "também na cultura contemporânea é necessário procurar as pegadas da fé e as reconduzir a sua função de ponte. Se for verdade que os artistas são os sismógrafos de sua época, faz falta que aproveitemos seu trabalho e os interpelemos e impliquemos no anúncio da Palavra de Deus".