O tema das Sagradas Escrituras como um antídoto à fé medíocre e ao secularismo que desafia aos cristãos foi abordado por vários bispos participantes nesta quarta-feira pela tarde da terça-feira durante a quarta Congregação Geral do Sínodo dos Bispos, sob a presidência do Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney (Austrália).

Dom Maurice Piat de Port Louis, nas Ilhas Mauricio, assinalou que "a crise da transmissão da fé nas sociedades da cristandade se explica em grande parte com o fato de que nestas sociedades, a Igreja que goza de uma relativa segurança, tende a considerar a fé como descontada, a privilegiar o ensinamento da doutrina e a relegar a Palavra de Deus no processo de transmissão".

"Se não se apoiar sobre a rocha da Palavra –adicionou-, o edifício doutrinal e moral se volta uma casa construída sobre a areia e resiste com dificuldade ao tsunami da moderna cultura digital".  "Desde aí a urgência de encontrar o lugar da Palavra de Deus como fundamento da vida  e a missão da Igreja".

Por sua parte Dom Desiderius Rwoma, Bispo de Singida na Tanzânia, advertiu que "quando falamos de pessoas mornas sobre algumas questões de nossa fé e do fenômeno das seitas religiosas, que se estão difundindo a uma velocidade preocupante em muitas partes do mundo, possivelmente as causas se podem encontrar na falta de uma pregação boa e adequada por parte dos ministros".

"Temos que voltar para a pregação mistagógica dos Pais da Igreja, que ajuda à Igreja a gerar filhos e filhas e a nutri-los, guiando-os nos ministérios de nossa fé", concluiu.

Finalmente, Dom Salvatore  Fisichella, Presidente da Pontifícia Academia para a Vida destacou que "em um período come o nosso no que se segue tentando marginar os textos sagrados como portadores de sentido porque se identificam como mitos, sem caráter histórico e destinados somente aos ingênuos, é importante que se encontrem as formas necessárias para restaurar o valor histórico e o desafio sobre o sentido da existência. Estamos realmente perante uma emergência educativa que ponha no centro de nossa vida de fé o tema da salvação".

Nesta quarta-feira pela manhã, enquanto o Papa tinha a audiência geral na Praça de São Pedro, os pais sinodais se reuniram em círculos menores ou grupos lingüísticos para escolher aos moderadores e relatores e iniciar o debate sobre a relação anterior a discussão.    Mensaje pelo dia mundial do Migrante