O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval, lamentou que os deputados de Jalisco tenham ignorado a iniciativa popular que demandava proteger a vida dos não nascidos, e decidissem pospor sua discussão até agosto do próximo ano.

Esta semana se informou que em 12 de setembro passado, o Congresso de Jalisco decidiu "quase em segredo" pospor até agosto do ano 2009 o trabalho das comissões legislativas "que tenham pendentes de opinar iniciativas populares".

Entretanto, o jornal O Informador explicou que não há "iniciativas populares pendentes de dictaminação", senão somente uma: "A iniciativa popular alternada ao Congresso pelo agora desaparecido Instituto Eleitoral do Estado desde março deste ano, mesma que foi respaldada com mais de 53 mil assinaturas pela organização ‘Mexicanos pela Vida de Todos’, e que pede modificar dois artigos da Constituição do Estado, o quarto e o décimo quinto, para garantir por esse meio que em Jalisco não prospere uma reforma como a do Distrito Federal, que permite o aborto antes das 12 semanas de gestação".

"Não sou advogado, mas é incorreto que os deputados decidam" por eles mesmos deixar para depois a discussão de um assunto que está respaldado por mais de 53 mil assinaturas, "jogam uma dupla moral, porque dizem que não estão a favor do aborto, mas tampouco querem dizer que estão em contra", indicou o Cardeal.

Do mesmo modo, considerou que com esta atitude "os deputados têm a democracia seqüestrada". "Vê-se que (os deputados) querem acender uma vela a Deus e outra ao diabo. A maioria (dos deputados) são católicos e querem estar bem com os de lá do México, e por qualquer coisa, porém  querem dizer que não à vida, mas tampouco dizem que sim", indicou.

O Arcebispo antecipou que se "Mexicanos pela vida de Todos" encontra uma via legal para pressionar aos deputados, contará com o apoio do Arcebispado.