O sacerdote chileno Joaquín Alliende-Luco assumiu a Presidência da associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), depois de ser designado pela Santa Sé.

O sacerdote, pertencente a Schoenstatt, exercia desde 1999 o serviço de Assistente Eclesiástico Internacional de AIN, e desde 1978, foi consultor para questões teológicas como membro do Conselho Geral de AIN.

O Padre Joaquín Alliende-Luco nasceu em 1935 em Santiago do Chile e foi ordenado sacerdote em 1961. participou ativamente como perito teológico nos preparativos das três últimas Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano.

Conforme lembra a associação, o sacerdote "não só é conhecido como teólogo, mas também como poeta: publicou mais de dez tomos de poesia e escrito os libretos de várias Missas para orquestra e cantatas. Para a Jornada Mundial da Juventude 2005 de Colônia concebeu um musical titulado Pelicano – Em suas mãos, sobre os mártires do século XX".

O anterior Presidente de AIN, o suíço Hans-Peter Röthlin, deixou o cargo após nove anos de serviço e explicou que a transmissão do serviço "da unidade e a fidelidade criativa para nosso fundador, o Padre Werenfried van Straaten, falecido em 2003, ao que ambos chegamos a conhecer bem em vida".

Além disso, manifestou sua satisfação pelo fato de que, pela primeira vez, um nacional de um país receptor de ajudas como o Chile assumisse este cargo. Hans-Peter Röthlin seguirá a disposição da associação para a realização de tarefas específicas.