O Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, informou nesta sexta-feira que a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", que começa no domingo 5 de outubro com uma Missa presidida pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Paulo Extramuros, será o primeiro evento de seu tipo que se inaugura em uma basílica distinta a de São Pedro.

"O motivo é óbvio, dado que o Sínodo se celebra durante o Ano Paulino", explicou o Prelado.

Nesta XII Assembléia, participarão 253 pais sinodais representantes de 113 conferências episcopais, de 13 Igrejas orientais católicas "sui iuris", de 25 dicastérios da Cúria Romana e da União dos Superiores Gerais. Também assistirão 41 peritos procedentes de 21 países e 37 auditores de 26 países. Entre os peritos há 6 mulheres e as auditoras são 19, uma a mais que os auditores.

Neste sínodo também participarão alguns delegados representantes de 10 Igrejas e comunidades eclesiásticas; incluindo o patriarcado ecumênico de Constantinopla, Moscou, Sérbia e Romênia, a igreja Ortodoxa da Grécia e a igreja Apostólica Armênia, assim como a Comunhão Anglicana, a Federação Luterana Mundial, a igreja dos Discípulos de Cristo e o Conselho Mundial das Igrejas.

Também assistirão aos trabalhos sinodais três convidados especiais do Santo Padre: o Rabino chefe de Haifa, Shear Yashyv Cohen, que na tarde de 6 de outubro falará com os pais sinodais sobre como o Povo Judeu lê e interpreta a Sagrada Escritura. "É a primeira vez que um rabino e um não cristão se dirige aos participantes no sínodo".

Os outros dois convidados especiais som: o reverendo A. Milhar Milloy, secretário geral das "United Bible Societies" e o irmão Alois, prior da Comunidade de Taizé.

Em 18 de outubro haverá um encontro ecumênico: o Papa e o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, presidirão no Sala do Sínodo as primeiras vésperas do domingo XXIX do tempo ordinário e pronunciarão um discurso sobre o tema da Palavra de Deus, com particular referência ao Ano Paulino. "É a primeira vez que o patriarca ecumênico se dirige aos pais sinodais".

Segundo o regulamento do Sínodo, além das intervenções escritas dos pais sinodais –cada um disporá de cinco minutos–, estão previstas as discussões livres, que terão lugar das 18 às 19, quer dizer, ao final das congregações gerais vespertinas.

Também em 6 de outubro pela tarde haverá discussão livre depois das cinco relações –cada uma de dez minutos– nas que cinco bispos porão de relevo como o tema sinodal se percebe nos cinco continentes.

Por último, está prevista uma intervenção de 30 minutos sobre a recepção da exortação apostólica postsinodal "Sacramentum caritatis" de Bento XVI, a que seguirá uma discussão livre sobre este tema.