Ao receber esta sexta-feira aos membros do Conselho de Administração dos Cavaleiros de Colombo com ocasião de sua peregrinação a Roma no Ano Paulino, o Papa Bento XVI elogiou o trabalho desta organização nascida nos Estados Unidos e convertida na associação leiga mais numerosa do mundo.

O Pontífice lembrou que durante sua viagem apostólica aos Estados Unidos respirou aos fiéis laicos a "comprometer-se a crescer em santidade e a participar ativamente na missão da Igreja. Esta foi a idéia que inspirou a fundação dos Cavaleiros do Colombo, como associação fraterna de laicos cristãos, e cuja expressão privilegiada se percebe em suas obras caridosas de sua Ordem e na solidariedade concreta com o Sucessor do Pedro em seu ministério na Igreja universal".

"Essa solidariedade –continuou–-se manifesta de modo particular no Fundo 'Vicarius Christi' que os Cavaleiros puseram a disposição da Santa Sé para as necessidades do povo de Deus em todo mundo. Também se destaca com as orações e sacrifícios cotidianos de tantos Cavaleiros em seus conselhos, paróquias e comunidades locais. Por isso vos estou muito agradecido".

Bento XVI pediu que, segundo o espírito do fundador, o venerável Michael McGivney, "os Cavaleiros de Colombo descubram sempre novos modos de servir como fermento do Evangelho no mundo e como força para a renovação da Igreja na santidade e no zelo apostólico".

"Neste sentido, rápida minha avaliação por seus esforços em proporcionar aos jovens uma sólida formação na fé e em defender as verdades morais necessárias para uma sociedade livre e humana, incluindo o direito fundamental à vida de todo ser humano", concluiu o Pontífice.