Ao celebrar-se hoje os 80 anos da fundação do Opus Dei, o Prelado que dirige esta instituição eclesiástica, Dom Javier Echevarría Rodríguez, reiterou o chamado a seus membros a santificar "a vida de cada momento" e expressou sua ação de graças por este aniversário.

"Pois não há mais que um clamor de ação de graças sabendo que essa ação de graças está composta de oração, de trabalho e também de oferecimento de contradições, mas que sempre são oração, trabalho e alegria", expressou Dom Echevarría ao referir-se à fundação do Opus Dei em 2 de outubro de 1928.

Do mesmo modo, lembrou a seu fundador, São Josémaria Escrivá de Balaguer, afirmando que "o que é importante para mim é lembrar sempre que constantemente ia convidando a que santificássemos a vida de cada momento, a vida ordinária sabendo que na grande misericórdia de Deus todos estamos chamados à santidade".

Uma prelatura pessoal, explica a Web do Opus Dei, é uma entidade "à frente das quais há um Pastor (um prelado, que pode ser bispo, que é nomeado pelo Papa e que governa a prelatura com potestade de regime ou jurisdição). Junto ao prelado há um presbitério, composto de sacerdotes seculares, e os fiéis leigos, homens e mulheres".