A Igreja na Bolívia alentou a continuidade do diálogo nacional para obter uma solução pacífica à crise que atravessa atualmente o país; ante o anúncio dos prefeitos opositores de retirar os seus delegados das comissões em protesto pela detenção do dirigente José Vaca, em Vila Montes.

O Pe. Eugenio Cotter, que representa à Igreja neste diálogo, disse que o abandono dos delegados ontem pela manhã, alertou a continuidade do encontro que procura um acordo e lamentou que esta situação se dê quando já houve alguns avanços.

"A Igreja Católica está preocupada com o futuro do diálogo que esperamos se deponham atitudes confrontadas e (os prefeitos) retornem para seguir avançando neste processo de pacificação, que é o que o país espera", explicou.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, sustentou faz uns dias que continuarão em sua qualidade de facilitadores até obter o acordo necessário, posição que foi ratificada pelo Arcebispo da Santa Cruz, Cardeal Julio Terrazas, quem expressou a "esperança do paísnos resultados deste diálogo nacional".

Esta quarta-feira reinou a incerteza nas duas mesas de diálogo que funcionam há vários dias na Casa Campestre. A mesa de autonomias e Constituição não pôde ser reinstalada na tarde, em tanto que é incerta a instalação da mesa referida ao Imposto Direto aos Hidrocarbonetos (IDH), que estava programada para esta quinta-feira.