Com a presença de personalidades internacionais, realiza-se na Faculdade de Direito Canônico da Universidade de Navarra até 5 de novembro, um simpósio sobre a maturidade para o matrimônio.

Entre os temas a tratar destacam-se: as condições para assumir um compromisso estável, a maturidade afetiva e conjugal, os mecanismos da liberdade e a função do juiz nas causas matrimoniais.

O professor Juan Ignácio Bañares, presidente do simpósio, assinalou que se devem estabelecer “os limites entre o direito da pessoa ao matrimônio e a capacidade para emitir o consentimento matrimonial”.

Afirmou que isto é necessário porque não se pode sustentar “que todo mundo tem direito” a casar-se e logo pedir a anulação da maioria dos matrimônios porque os contraentes eram incapazes “para comprometer-se de modo permanente como marido e mulher”.

Bañares explicou que “existe um grau mínimo de capacidade suficiente em todas as pessoas normais”, por isso terá que precisar quando existe uma verdadeira incapacidade.

Com respeito à formação dos noivos, indicou que esta deve ser sempre melhorada para “saibam a que se comprometem e sejam conscientes de que é lógico que existe dificuldades” com o passar do matrimônio.

A este simpósio multidisciplinar assistem juristas canonistas e civilistas, membros de tribunais, psiquiatras, psicólogos, professores de universidade, entre outros profissionais.

Bañares confirmou a presença de Dom. Antonio Stankiewicz, Decano do Tribunal da Rota Romana; e do Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica.