O Papa Bento XVI, através do Cardeal Tarcisio Bertone, saudou e alentou o trabalhos dos presidentes das Conferência Episcopais Européias que até em 3 de outubro se reunem na Hungria, e que desenvolveram ontem o tema "Igreja e médios". Na mensagem o Pontífice alentou a usar estas vias para transmitir a Palavra de Deus.
O Secretário de estado Vaticano indica que "o Santo Padre está contente de ter sido informado do próximo encontro dos presidentes das Conferências Episcopais da Europa, que se realiza no Esztergom de 30 de setembro a 3 de outubro de 2008 e envia suas cordiais saudações a todos os participantes. Dado que um dos primeiros temas a tratar é o da relação entre a Igreja e os meios, alenta a cada um de vós a fazer o melhor uso possível das oportunidades e disposições destes para disseminar a Palavra de Deus em seus respectivos países".
Na mensagem lida pelo Cardeal e publicado por L'Osservatore Romano, lê-se que "neste ano dedicado ao Apóstolo São Paulo, que há expressado a verdade do Evangelho em termos acessíveis a um grande e variado público, os 'modernos areópagos' merecem uma atenção particular de parte dos pastores da Igreja".
O Pontífice roga além para que "encontrem-se vias para guiar às pessoas empenhadas nos meios a ser mais respeitosas da verdade da informação e da dignidade da pessoa humana, para que sua mensagem possa realmente contribuir na construção do Reino de Deus sobre a terra. Confiando a todos vós à intercessão materna de Nossa Senhora da Europa, o Santo Padre cordialmente lhes dá a sua bênção".