O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, explicou que quando alguém se aproxima da história deve fazê-lo sem paixões, "com um espírito realmente sereno" e não deve interpretar-se "à luz de ideologias completamente passageiras".

Assim o expressou o Cardeal na recente inauguração na Catedral de Lima da Amostra Museográfica "Francisco Pizarro: Evidências Históricas e Bioarqueológicas", que fica a disposição do público que visita esta Basílica e com a que se abre as portas a uma maior integração solidária entre o Peru e Espanha.

O Cardeal Cipriani indicou que "a história guarda em seu interior a grandeza dos fatos com todo seu realismo e nos aproximamos sem paixões, com um espírito realmente sereno e contemplamos o protagonismo que tem a figura de Francisco Pizarro na história do Peru. É um marco extremamente importante e não formamos parte de uma lenda que pretenda desvirtuar a história interpretando-a à luz de ideologias completamente passageiras".

Do mesmo modo, disse que esta amostra "é uma comemoração da Basílica Catedral e do Arcebispado de Lima à figura egregia de Francisco Pizarro".

De outro lado, o Dr. Hernando de Orellana-Pizarro, Presidente da Fundação Obra Pia dos Pizarro, aproveitou a ocasião para anunciar o início da cooperação de sua Fundação com o Peru através do apoio que oferecerá à Universidade Maior de São Marcos através da sede dos Estudos do Postgraduação de dita universidade.

"Naturalmente, tudo se deve, em último termo, à compressão e estímulo que recebemos do Sr. Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Cipriani sem cujo alto patrocínio tivesse sido impossível levar a cabo estas iniciativas e sonhar com fundamento em iniciativas vindouras", acrescentou.