O Arcebispo de Santo Antônio (Estados Unidos), Dom José Gómez, explicou que ante as próximas eleições presidenciais, faz-se cada vez mais importante que "os católicos formem suas consciências de acordo a uma clara compreensão dos ensinamentos da Igreja" e estejam preparados para o momento de votar.

Em uma recente mensagem, o Prelado ressaltou que "para uma boa participação dos católicos no processo político é fundamental que suas decisões estejam apoiadas em princípios morais e valores essenciais da fé católica", que é o espírito com que a Associação Católica de Líderes Latinos (Catholic Association of Latino Leaders, C.A.L.L.) procura contribuir ao diálogo político.

Seguidamente o Arcebispo explicou que "nas semanas vindouras, como um serviço educativo imparcial, C.A.L.L. publicará via correio eletrônico uma série de documentos que analisam assuntos de especial importância nas próximas eleições, como a imigração, a fé e vida pública, a investigação com células-tronco, a teoria da guerra justa e o aborto. Cada um será estudado de acordo aos ensinamentos católicos e será escrito por alguns bispos ou por peritos católicos".

A meta do C.A.L.L, assinala o Prelado, "é proporcionar aos leitores informação e critérios confiáveis que possam ajudá-los a preparar-se adequadamente para votar em 4 de novembro. Apresentam-se da perspectiva da comunidade hispana e da herança da doutrina católica, mas são valiosos para todos os cidadãos que procuram entender esses assuntos prementes para utilizar esses conhecimentos ao momento de votar".

Finalmente Dom Gómez ressalta que "os membros do C.A.L.L. confiamos que esta iniciativa educativa lhes seja útil para que assumam com consciência o privilégio e a responsabilidade moral de participar da eleição do próximo presidente de nossa nação".