Ao se despedir ontem pela tarde do pessoal das Vilas Pontifícias de Castelgandolfo, o Papa Bento XVI agradeceu a todos seus esforços e preocupação e encomendou a cada um dos trabalhadores aos Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e à Virgem Maria.

Às 17h, no Palácio Apostólico de Castelgandolfo, o Santo Padre finalizou sua estadia nesta residência estival e se dirigiu a todos os trabalhadores das vilas pontifícias. "Sinto a necessidade de renovar minha gratidão pelo cotidiano e esforçado serviço que oferecem aqui nas Vilas Pontifícias", disse.

"Primeiro agradeço ao Diretor, o doutor Saverio Petrillo, por suas palavras de cortesia e por haver-se feito intérprete, como cada ano, dos sentimentos de todos vós. Passeando pelos lugares das vilas pude apreciar a atenção que põem em seu trabalho. Igualmente sinto a necessidade de agradecer ao pessoal que se dedica com muito esforço na manutenção e cura do Palácio Apostólico", prosseguiu o Papa.

"Dou-me conta –prosseguiu– que minha presença lhes exige com freqüência um pouco mais de esforço, e isto gera não poucos sacrifícios para vós e vossas famílias. Agradeço-vos de coração por vossa generosidade, e peço ao Senhor que vos recompense isso. Que vos assista com sua graça e vos acompanhe com seu amor paterno a vós e aos vossos familiares, e vos peço lhes fazer chegar minha cordial saudação":

Finalmente, Bento XVI lembrou que se celebrou ontem a festa dos Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael: "confio-vos a seu especial amparo, para que possam desempenhar as vossas diversas atividades com serenidade e proveito espiritual. Que a Virgem Santa vele sempre sobre vós e os vossos seres queridos. Enquanto vos asseguro minha lembrança na oração, abençoo-vos a todos com afeto.