A Federação Européia de Associações Médicas Católicas, ao finalizar seu 11º Congresso, emitiu um comunicado no que expressou seu firme compromisso pela defesa da vida ante as ameaças atuais do aborto, a eutanásia, a manipulação genética, a criação de embriões híbridos; entre outras ameaças atuais.
Ao iniciar suas conclusões no comunicado emitido ao finalizar este evento, os médicos assinalam que as "normas éticas e princípios precedem às leis promulgadas e deveria influir em seu conteúdo de conformidade com a lei natural e o ensino da Igreja".
Seguidamente indicam "que a toma de decisões sobre o tratamento médico dos pacientes que depositam em nós sua grande confiança, deve guiar-se sobre tudo por nossa consciência. A moral avaliação da prática médica não deve apoiar-se em opiniões superficiais ou tendências de moda, mas deve apoiar-se na sensibilidade de uma consciência formada de acordo ao objetivo das normas éticas comuns a todas as pessoas e que constantemente é defendido pela Igreja".
"Com o fim de garantir a liberdade do exercício da profissão, devemos defender o direito à objeção de consciência", precisam.
Depois de ressaltar a qualidade moral irrepreensível que deve ter um médico, os médicos indicam que "a fonte e a base de todas as normas éticas é a inalienável dignidade da pessoa humana em todo o transcurso de sua vida: da concepção até a morte natural".
Ao referir-se logo à eutanásia, os médicos explicaram que rechaçando-a, "apoiamos o desenvolvimento da medicina paliativa" e não admitindo o aborto "procuramos assegurar o correto cuidado de todo tipo de atenção para a família e a criança doente, seja antes como depois do nascimento".
Seguidamente indicaram que escolhem "o tratamento das causas subjacentes da infertilidade e não pelas sucessivas técnicas de reprodução artificial" e apóiam "o desenvolvimento da investigação dentro da utilização de células tronco tiradas dos adultos e do sangue do cordão umbilical, rechaçando a utilização de embriões humanos para este propósito".
Depois de expressar seu compromisso para realizar trabalho de ajuda aos mais necessitados, os médicos europeus precisaram que "a medicina deve ser praticada em condições dignas, que se devem tanto aos pacientes como aos médicos, e estamos constantemente afirmando que em nossas atividades o bem dos pacientes têm prioridade sobre outras obrigações".