O Papa Bento XVI explicou que quando um matrimônio atravessa por uma crise, os esposos se encontram diante de uma oportunidade que, guiados por Maria e com a ajuda do Senhor, "ajudará-lhes a crescer", e permitirá que o amor se purifique, amadureça e se reforce.

Ao receber esta manhã no Palácio Apostólico de Castelgandolfo a 300 participantes do encontro internacional do movimento Retrouvaille, cujo objetivo é ajudar aos matrimônios em crise, o Santo Padre assinalou que quando os esposos "atravessam momentos difíceis ou –como demonstra sua experiência– incluso se separaram, se confiarem em Maria e se dirigem a Aquele que tem feito dos dois 'uma só carne', podem ter a certeza de que aquela crise, com a ajuda do Senhor, ajudará-lhes a crescer, e que o amor se purificará, amadurecerá e se reforçará".

Seguidamente, o Pontífice lembrou que "realizam um serviço 'contra-correnteza'. Cada vez que um casal entra em crise encontra tantas pessoas dispostas a aconselhar a separação. Também aos cônjuges que se casaram em nome do Senhor se lhes propõe com facilidade o divórcio, esquecendo que o ser humano não pode separar o que Deus uniu".

Depois de elogiar o trabalho desta instituição nascida em 1977 como iniciativa do matrimônio de Guy e Jeannine Beland, Bento XVI ressaltou que "vós não sois uns profissionais; são esposos que freqüentemente vivesteis em primeira pessoa as mesmas dificuldades, as superarasrteis com a graça de Deus e o apoio de Retrouvaille e advertiram o desejo e a alegria de pôr, por sua parte, a própria experiência ao serviço de outros. Entre vós há vários sacerdotes que acompanham aos casais em sua caminhada".

O Papa disse também que as graves crises conjugais "são uma realidade que tem duas caras. Por uma parte se apresenta, especialmente em sua fase aguda e mais dolorosa, como um fracasso; esta é a cara negativa". Entretanto, disse, "existe outra cara, que com freqüência desconhecemos, mas que Deus vê. Cada crise –nos ensina isso a natureza– é um passo a uma nova fase de vida. No momento da ruptura, oferecem ao casal uma referência positiva em que confiar frente ao desespero".

Deste modo, "seus encontros oferecem uma ajuda para não se perder totalmente e superar aos poucos esta situação", precisou.

Finalmente o Santo Padre destacou a necessidade de realizar esta missão de ajuda aos casais em crise sem deixar de "alimentar continuamente a vida espiritual" e pondo "amor no que fazem, para que ao estar em contato com realidades difíceis, não se esgote sua esperança nem se reduza a uma fórmula".