A vice-presidenta do Congresso, Fabiola Morales, chamou o Executivo a dar luz verde à criação do Ministério da Família, com o objetivo de fortalecer à célula básica da sociedade, pois nela as pessoas são educadas nos valores humanos e democráticos.

Durante o foro “Família, uma prioridade política”, Morales indicou que esta iniciativa vem sendo trabalhada há três anos e portanto se espera sua pronta criação.

No evento se assinou um compromisso a favor de ações que fortaleçam a família peruana. Morales assinalou a necessidade de legislar da perspectiva de família e não da perspectiva de gênero.

“Legislar com perspectiva de família é acolher a formosa realidade peruana da família extensa. Que não só está formada pelos pais e os filhos, mas sim pelos avós, tios, sobrinhos, primos, etc. Uma legislação rica deveria tomar em conta a todas estas pessoas que compõem a família”, explicou.

Indicou que desta maneira também se assume o problema das famílias separadas, como aquelas onde pais e mães se vêem obrigados a emigrar “para conseguir o sustento para sua família, mas que, na prática, deixa em orfandade aos filhos, ainda crianças e adolescentes”.

Morales lembrou a importância da família como educadora e formadora em valores, como instância integradora entre seus membros e como lugar onde os jovens atendem aos anciões e aprendem o valor da economia e o investimento.

Por sua parte, a primeira dama da nação Pilar Nores de García, destacou à família como unidade básica da organização social e lugar onde se desenvolve a inteligência emocional do menino.

O evento se realizou na sede do Congresso e contou com assistência de autoridades e cerca de 400 participantes.