O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, explicou que "o caminho de nosso tempo" é o diálogo e a "laicidade positiva", como marco para que a Igreja tenha o lugar que lhe corresponde e liberdade para exercer sua missão, e o Estado e a Comunidade Política possam receber as contribuições indispensáveis para o bem comum.

Conforme informa Rádio Vaticano, assim o expressou o também Presidente da Conferência Episcopal Espanhola no foro da Europa Press com uma conferência em que falou sobre “Igreja-Sociedade-Comunidade política. Estado atual da questão”.

Depois de lembrar a viagem do Papa Bento a França, o Cardeal explicou que o assunto da "laicidade positiva" caracteriza o fundo do problema para a Europa neste momento. Se referindo logo ao diálogo entre o filósofo Jurgen Habermas e o então Cardeal Ratzinger, o Cardeal disse que a questão dos fundamentos pré-políticos do Estado democrático de direito não deixou que expor-se cada vez com maior urgência histórica, na Europa sobre tudo.

Voltando para a necessidade do diálogo, o Cardeal Rouco disse que este é necessário entre católicos, cristãos e não crentes, nos países de história cristã, em torno dos alicerces morais pré-políticos do Estado democrático de direito, necessário para a comunidade religiosa e para o Estado mesmo.

Em opinião do Arcebispo de Madri, não se pode separar o caminho da comunidade política e a presença e ação da Igreja na sociedade.

Também destacou a necessidade do diálogo com outras confissões, como o Islã ou o Judaísmo, algo a seu julgamento necessário e evidente. Entendido, este diálogo, com o objetivo de chegar ao conhecimento da dignidade da pessoa humana e seus bens, da sociedade e do bem comum.

Em sua opinião, este diálogo é urgente para que a Igreja cumpra sua missão e o Estado receba as contribuições que lhe são indispensáveis para o bem comum.