O Pe. Samuel Francis, um dos promotores do diálogo interreligioso na Índia, foi encontrado morto segunda-feira passada 22 de setembro junto a uma voluntária em seu monastério na diocese de Meerut, estado do Uttarakhand.

Conforme informa a Agência Fides, o Pe. Francis vivia e trabalhava em um “ashram”, promovendo assim o diálogo entre hindus e cristãos. Este tipo de lugar pode definir-se como um típico monastério hindu que fornece ajuda aos pobres do lugar e constitui um centro de oração assim como um ponto de referência para a organização de encontros e congressos interreligiosos.

As investigações assinalaram que o Pe. Francis, sacerdote de 60 anos de idade, e a voluntária de nome Mercy teriam sido assassinados dois dias antes da segunda-feira em que foram encontrados os corpos.

Do mesmo modo, a Conferência de Bispos Católicos da Índia assinalou que a causa do assassinato foi uma tentativa de roubo no monastério que logo foi saqueado pelos homicidas.

Os funerais do Pe. Francis se realizaram ontem no povo de Chota Rampur, onde se localizava seu monastério, em presença de numerosos fiéis cristãos e com a participação de líderes de outras comunidades religiosas.