Um jovem de 25 anos esfaqueou ontem pela manhã a um sacerdote e a outras duas pessoas em Roma depois de ter visto o filme "O Código Dá Vinci", que está apoiada no famoso best seller do mesmo nome e trata sobre "supostos escuros secretos" da Igreja Católica, conforme difundiram hoje os meios italianos.

O jovem Marco Luzi, estudante de medicina, apareceu por volta das dez da manhã na Igreja da Santa Marcella armado com duas facas. Assim que viu o pároco, Pe. Canio Canistri, de 68 anos, se jogou contra ele e lhe cravou várias punhaladas no rosto e no pescoço, ferindo-o de gravidade.

Também resultou ferido o ex-prefeito Antonio Farrace, de 77 anos, que nesse momento se achava na Igreja, e que também recebeu várias punhaladas, embora sua vida se encontra fora de perigo.

Imediatamente depois, o jovem saiu da paróquia e agrediu a uma mulher de nacionalidade peruana que levava no côlo a um menino pequeno, que saiu ileso do ataque. Finalmente, Luzi chegou à central zona do Circo Massimo, onde foi detido por um agente, que também resultou ferido, embora levemente, na operação.

O jovem, que padece algum transtorno mental, contou à Polícia que tinha atuado "guiado pelas vozes". Segundo sua explicação, "O Código da Vinci" é "só ficção" enquanto que ele atuou "sério" porque é o "anticristo" e as "vozes" lhe haviam dito que o protegeriam.

Em sua casa, os investigadores encontraram duas imagens do quadro "A última Ceia" do Leonardo da Vinci, documentos sobre o anticristo e o Apocalipse, um papelzinho com o telefone de L'Osservatore Romano –que é o jornal oficioso do Vaticano–, uma caixa fechada com a etiqueta "aqui se encontram as chaves do sexto e sétimo sigilo, fechados por ordem de Satanás e Jesus Cristo" e o pedido de entregar todas estas coisas ao Papa, conforme publicou hoje o jornal Corriere della Sera.