O Presidente da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Carlos Collazzi, quem realiza estes dias em Roma a visita ad limina com outros bispos deste país,  lembrou que uma harmoniosa relação entre a Igreja e o Estado sempre deve reconhecer que “o princípio da autentica laicidade está realmente no religioso”.

“Os aspectos religiosos são parte da cultura, o religioso é parte do cultural. Por isso temos um grande desafio diante de uma sociedade laicista e secularista, porque os aspectos religiosos querem se  desconhecer”, indicou o Prelado em entrevista a Rádio Vaticano.

Dom Collazzi reconheceu que ante “uma cultura de morte reinante, aonde sempre são incertas as possibilidades de que se legisle contra a vida e a família, a Igreja tem sempre o desafiou de proclamar com todas suas forças a importância de uma cultura de vida”.

“A possibilidade de que se aprovem projetos sobre aborto ou 'matrimônio' homossexual nunca se pode descartar porque estamos ante uma cultura de morte, de valores, aonde se busca que não resplandeça uma cultura da vida”, indicou.

O Presidente do Episcopado Uruguaio celebrou também que a Igreja goze de um alto grau de credibilidade entre seus compatriotas, já que isso lhe permite ter autoridade moral para poder intervir em diversos temas, inclusive de conflito como já ocorreu com o recente incidente com a Argentina pela instalação de uns cestos de papéis na zona limítrofe de ambos os países.

Finalmente, Dom Collazzi destacou que na recente visita ad limina, os bispos "viemos para que o sucessor do Pedro nos confirme na fé, para  procurar os conselhos necessários para pastorear melhor o povo de Deus e assim poder fazer discípulos e missionários de Jesus Cristo a todos os uruguaios".