Em sua intervenção como Chefe da delegação da Santa Sé na 63º sessão da Assembléia Geral da ONU, o Arcebispo Celestino Migliore fez um chamado a adaptar os programas de desenvolvimento à realidade africana.

Dom Migliore, em um discurso no encontro de alto nível sobre o tema "Exigências do desenvolvimento da África: implementação de objetivos, desafios e táticas", indicou que "os progressos na consolidação da independência e a superação dos conflitos ideológicos do século XX, na abolição do apartheid e mais recentemente no reforço da União Africana e em muitas outras estruturas regionais de cooperação são um sinal de esperança no potencial da África".

"chegou a hora de alentar um processo de desenvolvimento sustentado e sustentável que libere os povos desse continente do açoite da pobreza extrema", precisou.

Deste modo destacou que "a Santa Sé convida aos participantes nesta reunião a prosseguir o esforço para adaptar os programas de desenvolvimento à realidade da África e a fomentar um sistema de alianças no que os países africanos não sejam simplesmente receptores de idéias e ajudas programadas desde fora, senão um verdadeiro agente de seu próprio desenvolvimento".