O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, anunciou durante a Missa pela festa do Santo Padre Pio de Pietrelcina que se celebrou hoje, que o Papa Bento XVI visitará a tumba deste frade capuchino em São Giovanni Rotondo no próximo ano.

Ao presidir a Eucaristia esta manhã no altar do Santuário dedicado ao frade capuchino em Pietrelcina, o Cardeal explicou que "o que se deve sublinhar não é a soma de fenômenos místicos que ocorreram na vida deste santo, senão o amor que o consumou. O Padre Pio era um apaixonado por Deus, extasiado e cheio de amor soube orientar estes rios de graça sobre os irmãos e irmãs que por milhares encontrava cotidianamente no sacramento da confissão e na direção espiritual".

Conforme informa a agência italiana SIR, o Cardeal Bertone também se referiu ao Santo estigmatizado como um "servo bom e fiel do Evangelho: viveu totalmente orientado para o Reino dos Céus, como se pode apreciar em seus numerosos escritos"; foi além disso "discípulo de Cristo que não quis outra coisa que amá-lo e buscá-lo e foi também um "sacerdote que se consumiu no amor Por Deus e aos irmãos como testemunham suas largas jornadas de escuta aos penitentes e suas noites de oração".

Para o Secretário de estado, o frade de Pietrelcina foi também "filho sincero da Igreja que inclusive nas ocasiões mais dolorosas preferiu não defender-se, morrendo a si mesmo com freqüência sepultado no silêncio dócil da obediência lacerante mas fecunda".

O Cardeal lembrou logo que faz 90 anos o Padre Pio teve a "graça da transverberação", seguida dos primeiros estigmas não visíveis. Deste modo comentou a publicação do livro de Francesco Castelli "Padre Pio sob interrogatório. A autobiografia secreta", com o prólogo de Vittorio Messori; em que se plasma a investigação conduzida pelo que seria logo o Cardeal Raffaello Carlo Rossi, sobre a vida e os estigmas do Santo.