Em declarações à imprensa local, o Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, criticou a expulsão da Venezuela de dois membros da organização Human Rights Watch (HRW), logo depois de que apresentassem um relatório sobre a difícil situação dos direitos humanos nesse país.

Dom Sáenz considerou que a decisão de Chávez de expulsar aos representantes da organização é uma "auto-definição" de um Governo que "não é democrático".

"O mesmo Governo que expulsa a quem o critica, quer dizer que não admite críticas e, portanto, não é democrático", explicou.

O diretor do HRW, José Miguel Vivanco, e o subdiretor da mesma, Daniel Wilkinson, apresentaram a semana passada em Caracas o relatório "Uma Década de Chávez: Intolerância política e oportunidades perdidas para o progresso dos direitos humanos na Venezuela".

Logo depois da apresentação, ambos os funcionários foram expulsos da Venezuela. Um comunicado da chancelaria local os acusou de "agredir as instituições da democracia venezuelana, misturando-se ilegalmente nos assuntos internos do país".