O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, celebrou com uma Eucaristia o 50º aniversário de sua ordenação sacerdotal na Capela dos Cônegos da Basílica de São Pedro.

A Missa foi concelebrada, entre outros, pelo Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardenalicio. Em sua homilia, o Cardeal Hummes agradeceu ao Senhor por todas as graças recebidas ao longo de sua vida desde que discerniu sua vocação sacerdotal dentro do carisma franciscano.

O Cardeal Claudio Hummes nasceu em Montenegro, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil) em 8 de agosto de 1934. Ingressou na Ordem dos Frades Menores franciscanos em 1º de fevereiro de 1952, sendo ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958. Em 25 de maio de 1975 foi ordenado Bispo de Santo André, cidade de Sao Paulo.

Foi criado cardeal em 21 de fevereiro de 2001, recebendo a birreta vermelha e o título do Santo Antonio de Pádua na Via Merulana. Passou a ser Arcebispo Emérito de Sao Paulo, Brasil, ao ser nomeado pelo Papa Bento XVI Prefeito da Congregação para o Clero em 31 de outubro de 2006.