Em meio dos protestos pacíficos pela devolução de terras de propriedade da Igreja no Vietnã, na sexta-feira passada a polícia cercou a residência do Arcebispo de Hanoi, começou a demolição da antiga Nunciatura Apostólica e cercou a um nutrido grupo de católicos prendendo a alguns deles. Do mesmo modo, os agentes detiveram e golpearam a um fotógrafo da Associated Press (AP).

Conforme informa Catholic News Agency (CNA), um grupo de vândalos atacou também a Igreja de Thai Ha, em Hanoi, aonde derramaram azeite usado de automóvel sobre as imagens do templo.

De acordo a informação proporcionada pelo Pe. An Dang a CNA, o Arcebispo de Hanoi, Dom Joseph Ngo Quang Kiet, protestou firmemente por estes atropelos ante o Primeiro-ministro a quem pediu "intervir imediatamente" para pôr fim a esta situação. Deste modo pediu terminar o cerco policial de sua moradia e o restabelecimento das propriedades eclesiásticas para que sejam usadas "para propósitos religiosos e o bem-estar da comunidade".

CNA também explica que o chefe da AP em Hanoi e fotógrafo de 49 anos, Ben Stocking, quem cobria o protesto pacífico ante a antiga nunciatura, foi detido e golpeado porque "disseram-me que estava tomando fotos em um lugar aonde não tinha permissão para fazê-lo. Mas eram notícias, então segui fazendo-o", declarou.