A agência vaticano Fides denunciou novos episódios de violência ant-cristã na Índia. Em um dos fatos mais graves, um grupo de extremistas hindus acendeu a Catedral da diocese de Jabalpur, localizada-se no estado de Madhya Pradesh (Índia central).

Fontes do Episcopado Índio informaram a Fides que em 18 de setembro às 20.15  "um pequeno grupo de extremistas penetrou na igreja jogando gasolina e prendendo fogo. A igreja, dedicada aos Santos Pedro e Paulo, ficou completamente destruída. Converteu-se, com ocasião do ano de São Paulo, em um centro de irradiação da espiritualidade paulina, albergando um programa de encontros, celebrações e atividades pastorais dedicadas ao apóstolo dos gentis".

Segundo a agência "queimaram-se o altar maior, as estátuas dos Santos, livros e objetos sagrados, os bancos e o material de madeira, incluídas as vigas que sustentam o edifício, agora inabitável".

"O desastre por sorte não provocou vítimas, mas confirma o clima de intimidação em que vivem os fiéis cristãos na atualidade, depois dos outros dois episódios de igrejas queimadas nos dois distritos de Ratlam e Indore, sempre na mesma área", adicionou.

Os responsáveis pelo fato são membros do grupo radical hindu "Dharm Raksha Sena". As autoridades de Madhya Pradesh prometeram maior proteção e a atribuição de pessoal de vigilância nas Igrejas e conventos cristãos.

A Igreja Católica local pediu reunir-se com o primeiro-ministro do estado e Dom Leo Cornelio, Arcebispo de Bhopal, capital do estado, convocou uma reunião de emergência com outros bispos e líderes católicos para confrontar a crise.

Por sua parte, Dom Dom Jerald Almeda, Bispo de Jabalpur, há dito que este "é um tempo trágico para nós, mas devemos rezar e permanecer unidos, sem responder à violência".