Matt Daniels, fundador e presidente da Alliance for Marriage Foundation (AFM - Fundação Aliança para o Matrimônio), assinalou que ante a ameaça de uma lei em Califórnia que legalize dentro de pouco as uniões homossexuais, os votantes latinos estão em capacidade de proteger e defender o matrimônio natural formado por um homem e uma mulher através de seus votos.
Em um artigo titulado "Latinos podem determinar futuro do Matrimônio", Daniels comenta que a quase "sete semanas da eleição, a comunidade hispana em Arizona, Califórnia e Florida podem decidir na ânfora o amparo do futuro do matrimônio para nossos filhos" e no caso de Califórnia, "poderiam decidir o futuro do matrimônio para os Estados Unidos".
Ao falar depois da repercussão que tem Califórnia em todo o país legalmente, o Presidente do AFM explica que seria um engano neste estado legalizar as uniões homossexuais as equiparando ao matrimônio natural. "Poderia apostar que as histórias dando a conhecer este fato já estão escritas e só estão esperando sua publicação", comenta.
Além disso, prossegue Daniels, "uma derrota do matrimônio nas ânforas de Califórnia encorajará aos ativistas que sempre planejaram exportar sua agenda radical aos 50 estados do país. E parte fundamental da agenda é lhe tirar seus direitos básicos a quem não concorda com eles".
O fundador do AFM indica logo que "os latinos querem que nossas leis dêem uma mensagem positiva às crianças sobre o matrimônio, a família e seu próprio futuro. Tampouco querem ver nossas leis modificadas de modo que as Iglesias e as organizações de caridade não estejam dispostas a ajudar aos mais pobres e necessitados membros de nossa sociedade porque defendem a definição com sentido comum do matrimônio".
Finalmente Daniels assegura que os latinos "compartilham as aspirações da maioria dos americanos para seus filhos. E em Califórnia, a comunidade hispana é um bloco poderoso de voto para determinar as eleições. Obrigado por sua amizade e companheirismo em nossos esforços para assegurar que mais meninos nos Estados Unidos sejam educados em um lar com uma mãe e um pai".