A revista da Arquidiocese de Havana, Espaço leigo, deu a conhecer o intenso e impetuoso trabalho da Igreja em Cuba em todo o país, especialmente nas zonas mais afetadas pelos huracanas Ike e Gustav.
No que constitui o pior desastre natural ocorrido desde 1959, pelos cinco mil e milhões de dólares em perdas, no qual as províncias de Holguín e Las Tunas foram as mais afetadas; Caritas Cuba ajuda a distintas populações no país, desde inclusive antes da chegada dos furacões, com mantimentos, roupa e dinheiro em alguns casos.
Espaço leigo explica que a parte "mais substancial da contribuição da Igreja Católica provirá do Projeto de Ajuda de Emergência de Cáritas Internacional, que se desenvolverá entre os meses de setembro e novembro de 2008, e que será canalizada mediante a Catholic Relief Service (CRS), dos Estados Unidos.
A ajuda cobrirá a 100 mil pessoas e consiste em um módulo de mantimentos para um mês, um módulo de asseio para dois meses e um módulo de úteis pessoais (consistente em um colchão, mosquiteiros, lençóis, etc.)".  Além disso, proverá-se a 20 mil famílias de utensílios de cozinha.