Ante a onda de violência e enfrentamentos na Bolívia, o Núncio Apostólico neste país, Dom Luciano Suriani, alentou a trabalhar pela "desejada pacificação, o entendimento entre irmãos, a serenidade e harmonia necessárias para edificar uma sociedade digna do homem".
Ao fazer-se eco do "clamor sobre tudo dos últimos pontífices, que incansavelmente pediram ao mundo inteiro paz e não violência, diálogo e não enfrentamentos, amor e não odeio", o Arcebispo lembrou o que o Papa Bento XVI dizia em sua mensagem da Jornada Mundial da Paz do ano passado: "toda pessoa de boa vontade é um canal de paz"; uma paz, explica o Prelado, "que começa na própria consciência e se concreta logo na paz familiar e social".
Seguidamente Dom Suriani explica que "a paz é um dom e é uma tarefa; dom que devemos invocar com a oração e tarefa que nos toca realizar com valentia e sem nos cansar. Construindo a paz pomos as premissas para uma autentica convivência de irmãos entre irmãos".
"Que hoje e sempre possamos ser sinceros e valentes arautos da paz, sem esquecer que não há paz sem justiça e não há justiça sem perdão", alentou.
Depois de animar aos "governantes e a governados que unam forças, inteligência e boa vontade para converter-se em 'canais de paz' custe o que custar", o Arcebispo fez votos para que "Maria, Mãe de Deus e nossa, ajude-nos a iluminar nossos olhos para que saibamos reconhecer o rosto de Cristo no rosto de cada pessoa humana, coração da paz".