O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, advertiu que a Espanha ingressou “em um inverno demográfico sem precedentes” ao ter perdido, nos últimos vinte anos, dois milhões de jovens.
face aos mais de 730 mil jovens imigrantes, indicou, “a perda de juventude se converteu em um problema social na Espanha de primeira magnitude”. Hertfelder explicou que em 2008 se passou de 8,5 milhões de jovens menores de 14 anos a apenas 6,6 milhões.
O presidente do IPF revelou que em comunidades autônomas como Asturias, Galicia, e Castilla e León, o número de anciões duplica o de jovens. Hertfelder resgatou o caso de Murcia, onde há dez jovens por cada 8 pessoas maiores de 65 anos.
“É evidente que a Espanha e suas comunidades autônomas está vivendo um inverno demográfico sem precedentes diante do que as administrações não podem permanecer indiferentes”, assinalou.
Nesse sentido, depois de denunciar que a Espanha é o país da União Européia que mais rapidamente está envelhecendo, Hertfelder criticou ao Governo por não implementar políticas que ajudem à natalidade e à família.
“O futuro da sociedade, em qualquer de seus aspectos considerados, já sejam sociais, econômicos, etc., apóia-se na juventude, e se a juventude desaparece a sociedade desaparece. Apostar unicamente pela solução da imigração como solução ao problema, sem resolver o problema da falta de natalidade, é não solucionar o problema”, alertou.