O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, junto aos bispos de Getafe e Alcalá de Henares, solicitaram às escolas facilitar a objeção de consciência à polêmica disciplina de Educação para a Cidadania, respondendo assim a circular dos religiosos do ensino (FERE) em que, a semana passada, fechavam o prazo de admissão das mesmas.
Conforme informa o jornal La Razón, esta circular dos religiosos se deu a conhecer porque eles entendiam que o início de curso era a data limite para que os pais exercessem o direito à objeção de consciência.
Entretanto, os três bispos de Madri: o Cardeal Rouco Varela e os bispos de Alcalá de Henares, Dom Jesus Catalá, e Getafe, Dom Joaquín Maria López de Andújar, enviaram uma instrução a todos os centros católicos em que lembram o expresso pela CEE sobre esta controvertida disciplina.
A instrução, que estes dias estão recebendo os colégios, assinala que a matéria "impõe uma formação estatal obrigatória das consciências, com opções antropológicas e éticas contrárias à doutrina católica e ao verdadeiro humanismo, como são o relativismo moral e a ideologia de gênero".
Por isso, os bispos de Madri "em exercício de nosso dever de velar pelas escolas católicas estabelecidas em nossos territórios", pedem que se informe aos pais que a EpC contradiz "o direito fundamental dos pais a determinar a educação moral e religiosa que desejam para seus filhos".
Diante desta situação, propõem explicitamente a objeção de consciência e insistem aos colégios a "lhes facilitar o exercício de seu direito", sem estabelecer para isso nenhum prazo limite.
La Razón explica além que "há meses, os colégios do FERE asseguram que os conteúdos da disciplina podem adaptar-se ao ideário dos centros, tal e como pactuaram em seu momento com a ministra de Educação".