O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, advogou para que no Peru a “legislação respeite a natureza humana do que é a família”, e indicou que um lar onde a cruz fica no meio, é um lar forte, unido e estável.
“Que a escola e o colégio sejam um complemento da família e não um adversário; e, que a legislação respeite a natureza humana de que é a família, não só na dimensão sacramental, senão na dimensão natural do complemento de homem e mulher que gera essa sociedade nuclear que por séculos foi e é fundamental para a humanidade”, expressou o Cardeal segundo a agência Fides.
Ao celebrar o Dia Nacional da Família, na Catedral de Lima, o Arcebispo afirmou que “uma família onde a cruz esteja no centro, será uma família forte, estável e unida”. Acrescentou que o matrimônio sobre o que se fundou será sacramento indissolúvel e haverá permanência.
O Cardeal Cipriani explicou que as crises matrimoniais se dão porque quer se fugir da luz que é a cruz. Indicou que a cruz se vive na entrega mútua e o sacrifício diário pela educação de seus filhos, quer dizer, nesse amor que se vai alimentando na medida que mata ao egoísmo. “Um matrimônio sem cruz se destrói, uma família sem cruz se corrompe”, afirmou.
“A lógica da cruz não brota de nossa maneira de pensar, pelo que digam os meios ou do que opine a maioria, brota de um coração que olhe a Cristo”, indicou.