O Episcopado mexicano condenou o atentado terrorista ocorrido na celebração de Festas Pátrias na praça Melchor Ocampo, na cidade de Morélia, estado de Michoacán, que deixou como trágico saldo a morte de sete pessoas e mais de um centenar de feridos.
Em um comunicado titulado "México necessita a todos", os bispos mexicanos expressaram sua solidariedade e proximidade às vítimas e familiares deste lamentável fato e precisaram que "o derramamento de sangue jamais será o caminho para escutar nem atender as reclamações ou as diferenças de quem aterroriza ao país, muito menos quando se atenta contra os civis, das famílias mexicanas e de gente inocente".
Depois de alentar a um melhor trabalho para enfrentar a delinqüência organizada, os bispos chamaram "àas autoridades de todos os governos, aos legisladores e aos políticos de todas os Partidos, a que velem com firmeza e decisão a aplicação do Acordo Nacional para a Segurança, e procurem com maior empenho as iniciativas que previnam estes horrendos crímenes".
"A violência só gera violência. Fazemos um chamado enérgico à civilidade, à razão, a que se respeitem a paz e as garantias de liberdade e justiça em nossa Pátria", continuaram.
Finalmente invocaram a ajuda de "Santa Maria de Guadalupe, Mãe de todos os mexicanos, para que console aos parentes de quem tem morrido e fortaleça aos familiares dos feridos, e a todos dê a convicção de que estamos chamados por Deus para conviver em harmonia e em paz".
Por sua parte, o Arcebispo de Morélia, Dom Alberto Suárez Inda, também expressou sua condenação a este atentando terrorista que qualificou de "irracional e selvagem" por ter estado dirigido "contra pessoas inocentes e totalmente indefesas em um ato maciço que se vivia em ambiente festivo e familiar".
"Não devemos nos deixar amedrontar pelas forças destruidoras, senão, com integridade e confiança devemos trabalhar e orar pela paz e a reconciliação. A prece humilde e insistente ao Senhor Jesus e à Virgem Maria é uma arma ainda mais poderosa que a maldade", acrescentou.
O Prelado convidou logo a participar "na Santa Missa da próxima terça-feira 23 às 20h na Santa Igreja Catedral" em sufrágio pelas vítimas deste atentado terrorista.