O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, em seu programa radial Diálogo de Fé do sábado passada comentou a visita do Santo Padre ao povo francês e denunciou o laicismo expressando que “é a enfermidade que pretende afastar de Deus”.
“O laicismo é a enfermidade que pretende afastar o homem de Deus; a qual é diferente da laicidade, que é separar aquelas responsabilidades que são temporários e que correspondem ao mundo da política e da sociedade; daquele âmbito que é a fé, que corresponde à religião e aos responsáveis pela religião como são os Bispos e o Santo Padre”, expressou o Arcebispo de Lima.
O Cardeal assinalou além que na visita a França “Bento XVI quis lhes falar –como o apóstolo São Paulo– do Deus desconhecido aos franceses e lhes dizer com valentia que Cristo nos convida a segui-lo pelo áspero caminho da dor”, expressou.
Greve médica
Do mesmo modo, o Cardeal fez uma invocação ao governo e ao grêmio médico a esgotar a via do diálogo, ante a greve deste setor no Peru.
“Com enorme respeito, porque é um tema muito sensível para todos, parece-me que o campo da saúde e a medicina, a greve é a pior expressão. Porque de por meio está a saúde. portanto, se em todas as negociações se deve esgotar os meios, aqui se deve esgotá-los várias vezes. Uma negociação puramente econômica jamais vai ter um bom resultado”, assinalou o Arcebispo de Lima.