12:45
México D.F.- O Arcebispo de México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, precisou em sua homilia da Missa dominical na Catedral metropolitana que "a Lei do Talião não é o caminho" para resolver o problema da violência no país; e chamou os mexicanos a viver o "perdão, a misericórdia e a reconciliação" para fazer frente à complicada situação atual.
Depois de conhecer o achado de 24 cadáveres no parque La Marquesa nos subúrbios do México D.F., o Cardeal lembrou que "além da vingança está o perdão e a compaixão" e não se pode optar pela lei do talião porque "a violência gera maior violência". Por isso, o Cardeal propôs "o perdão e a misericórdia" para ajudar ao homem a superar sua visão "legalista e justicialista".
"Se propôs matar àqueles que matam a outros, que seqüestraram ou liquidaram”, disse logo o Cardeal e destacou que perante esta situação, tem que considerar-se que a violência gera sempre "mais vingança, e se algum pensa que o perdão é uma virtude dos fracos, que faça a prova a ver o que é mais difícil, vingar-se ou perdoar".
"Um insulto, uma calúnia, um desgosto, um dano corporal, um mal nos bens materiais não se arruma fazendo o mesmo ao outro", indicou.
Esclareceu por outra parte que “perdoar não significa aceitar o mal ou deixar de lutar contra a injustiça e a impunidade”, por isso os batizados têm um maior compromisso na promoção do perdão e a misericórdia. “Nem sequer a justiça sendo tão importante basta para restabelecer a rede social. Um mal não se arruma fazendo o mesmo ao outro. Além da vingança está o perdão e a compaixão”, sublinhou.