O Presidente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Heriberto Bodeant, assinalou que a Jornada Mundial da Juventude em Sydney, Austrália, foi "uma grande festa do Espírito" onde foi possível "escutar o testemunho de alguns jovens".

Em declarações ao programa Cristão Hoje da FM Encontro (Argentina), o Prelado comentou que "quando eu pensava para que levar a um grupo de jovens uruguaios até Sydney pensava que íamos viver sobre tudo uma experiência de catolicidade. Precisamente o Espírito Santo o que faz é nos unir nessa fé comum em Jesus, mas sem apagar as diferenças".

Entre os momentos de maior emoção que referiu o Prelado "onde realmente a gente pode abrir um lugar para escutar a voz do espírito Santo e lhe dar um lugar no coração" esteve a Confirmação de mãos do Papa Bento XVI de "duas jovens nascidas na Austrália, filhas de uruguaios", quem por sua vez foram mencionadas como representantes do Uruguai.

"Uma jovem confirmada pelo Papa representando ao Uruguai já teria sido muito, duas nos transbordava", adicionou Dom Bodeant.

Do mesmo modo, o Prelado lembrou que nas catequese os jovens puderam "ter um momento de reflexão, de aprofundamento de sua fé, de diálogo com um bispo" e para ele foi ocasião de "poder escutar o testemunho de alguns jovens, escutar suas perguntas e tentar procurar junto com eles algumas respostas e deixar iluminar nossa vida pela Palavra de Deus".