O Bispo de Matagalpa, Dom Jorge Solórzano, advertiu que os colégios confessionais nicaragüenses poderiam ver-se obrigados a fechar em breve, logo que o Estado anunciasse o retiro das subvenções.

Em declarações à associação católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN, o Bispo antecipou que será necessário subir as mensalidades escolares para cobrir gastos e como muitas famílias não poderão pagá-las, cabe temer que os colégios confessionais tenham que fechar suas portas.

Em sua primeira visita ao AIN, o Bispo considerou que as relações Igreja-estado são amáveis, mas há tendências negativas como a eliminação das subvenções do Estado, uma medida que também afeta a vários hospitais, entre outras instituições eclesiásticas.

Para os bispos nicaragüenses a principal desafio reside na luta contra a pobreza –a Nicarágua é o segundo país mais pobre da região–, o aprofundamento na evangelização do povo e a proteção dos não nascidos.

O Presidente da Conferência Episcopal Nicaragüense e Arcebispo de Managua, Dom Leopoldo Brenes, explicou que na luta contra o aborto as mulheres desempenham um importante papel e por isso a Igreja dedica um esforço especial a lhes oferecer assistência pastoral nas paróquias.

"As mulheres têm direitos, mas as crianças, também", disse Dom Brenes e destacou a importância de combater o denominado aborto terapêutico, que pode dar pé a uma paulatina legalização do aborto sob qualquer motivo.

Dom Solórzano acrescentou que organizações internacionais e os países industrializados estão exercendo uma enorme pressão para que se legalize o aborto, mas os nicaragüenses "são um povo que ama a vida".