A Confederação Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA), sugeriu que para evitar que os casais homossexuais possam adotar filhos, marido e esposa devem deixar um atestado esclarecendo  de que em caso de falecer ambos, seus filhos não poderão ser adotados por uniões do mesmo sexo.

Através de uma nota, a CONCAPA propôs que os casais expressem esta vontade perante o Governo autônomo correspondente, para que em caso de falecer ambos e não existir outros familiares, seus filhos não possam ser adotados por homossexuais.

O texto acrescenta que para isso os matrimônios deveriam solicitar a modificação do Registro Civil.

A CONCAPA fez estas recomendações como resultado da iminente Lei que equiparará as uniões do mesmo sexo ao matrimônio. Assinalou que se devem tomar precauções para evitar que os homossexuais adotem filhos porque seria uma concorrência “ilícita” para os verdadeiros matrimônios.

A nota adverte que se forem permitidas estas adoções, outros países poderiam proibir aos espanhóis adotar crianças pelo temor de que se trate de casais do mesmo sexo.

Finalmente, a CONCAPA assinalou que o Governo decidiu legislar a favor das minorias, que embora devem ser respeitadas, não podem converter-se nas ditadoras da maioria. A confederação de pais solicitou medidas que realmente protejam à família.