Uma imagem de mármore de seis metros de altura da Santa equatoriana Mariana de Jesus estará a partir do próximo mês de março na fachada posterior da Basílica vaticano de São Pedro.

A imagem da "Açucena de Quito", como é conhecida Mariana de Jesus, estará junto com a da Santa chilena Teresa dos Andes. Desta maneira, só o Equador e Chile são até o momento os dois únicos países latino-americanos que têm suas respectivas santas nacionais naquele lugar.

O artista equatoriano residente na cidade italiana de Carrara, Mario Taipa, já tem a escultura da imagem avançada, uma vez que uma comissão de peritos aprovaram seu modelo em argila há mais de um ano.

Em maio de 2003 o embaixador do Equador na Santa Sé, Marcelo Fernández de Córdova, começou as gestões formais ante o presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, Cardeal Francesco Marchisano.

Na fachada posterior da Basílica vaticano estão colocadas 14 estátuas de Santos, entre elas Santa Brígida da Suécia, Santa Catalina de Siena e a espanhola María Josefa do Coração de Jesus.

Santa da caridade e a reconciliação

Santa Mariana de Jesus Paredes e Flores nasceu em Quito em 1618 e ficou órfã e aos cuidados de suas irmãs à idade de sete anos.

Embora não tenha ingressado em nenhuma ordem religiosa, consagrou sua vida à prática da caridade cristã e à reconciliação entre as pessoas.

A ponto de cumprir os 27 anos ofereceu sua alma a Deus em troca de que cessassem os terremotos na capital equatoriana, muito freqüentes e violentos naquela época, caindo doente e falecendo pouco depois.

Santa Mariana de Jesus foi elevada aos altares em 1946 pelo Papa Pio IX.